A força do diagnóstico para o reconhecimento da comunidade
Fonte: Formação PPP Vivo. Cocreare. 2023.
Integração entre escola, comunidade e território impulsiona nova proposta pedagógica
Entre 2023 e 2024, a Rede Municipal de Ensino de Ilha Comprida passou por um processo de revisão dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de suas unidades escolares, alinhando-os à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos Direitos Humanos e aos princípios da Educação Integral. Essa reformulação, conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a assessoria da Cocreare e do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCIC), que ofereceram formação continuada e assessoria educacional à equipe da Secretaria e aos gestores escolares, dentro do projeto PPP Vivo.
O objetivo foi transformar a escola em um espaço de aprendizagem conectado ao território, respeitando as especificidades da comunidade e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Para isso, foi realizado um amplo diagnóstico das realidades locais, com escuta ativa de professores, alunos, pais e lideranças comunitárias, resultando na formulação de um novo modelo pedagógico baseado na identidade do território e na participação comunitária.
Fonte: Formação PPP Vivo. Cocreare/Ipcic. 2024. Disponível em: https://www.cocreareconsultoria.com.br/formaçãopolíticopedagógicovivo. Acesso em: 20 jan. 2025.
Organização dos territórios educativos
A rede municipal foi organizada em dois territórios educativos: Boqueirão Norte e Boqueirão Sul. Essa divisão seguiu os princípios da Educação Integral e da Cidade Educadora, permitindo que cada território realizasse diagnósticos específicos e elaborasse objetivos e metas alinhadas às suas necessidades.
O processo de revisão dos PPPs foi conduzido de forma colaborativa, possibilitando que as escolas compartilhassem experiências e elaborassem ações conjuntas. Essa abordagem fortaleceu o entendimento sobre o contexto em que os alunos estão inseridos, promovendo uma educação mais conectada com a realidade local e incentivando práticas pedagógicas que valorizam os saberes da comunidade.
Figura: Trabalho colaborativo entre gestores escolares dos Territórios Educativos Boqueirão Sul e Boqueirão Norte, para realização de diagnóstico dos potenciais educativos e referências culturais, ambientais e socioeconômicas da comunidade.
Diagnóstico e levantamento dos potenciais educativos
A análise dos territórios educativos do Boqueirão Sul e do Boqueirão Norte foi essencial para estruturar ações que integrassem a escola ao meio ambiente, à cultura local e ao desenvolvimento social. O levantamento contou com a utilização de ferramentas como o Google Earth para um diagnóstico participativo, além de entrevistas com diferentes segmentos da comunidade escolar.
Os dados coletados revelaram a importância do potencial ambiental da região, já que mais da metade do município é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera. Esse fator reforçou a necessidade de integrar práticas sustentáveis ao currículo escolar, principalmente no ensino integral, garantindo que os alunos compreendam e preservem o ecossistema onde vivem.
Além do meio ambiente, a dinâmica socioeconômica da comunidade também foi analisada, destacando o papel do comércio local, das atividades pesqueiras e do turismo sustentável. Essas particularidades foram incorporadas ao currículo para fortalecer o pertencimento dos alunos ao seu território, tornando a aprendizagem mais significativa e conectada à realidade vivida.
Fonte: Projeto Político-Pedagógico da EMEF Pedrinhas, Ilha Comprida. 2024.
Fonte: Projeto Político-Pedagógico da EMEIEF Britânia, Ilha Comprida. 2024.
Cada território elaborou declarações coletivas, reforçando a proposta de colaboração entre as unidades escolares para a implementação e manutenção da educação na perspectiva integral.
Declaração do Território Educativo Boqueirão Sul
Missão: proporcionar uma educação de qualidade, inclusiva e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
Visão: Ser uma referência em educação, reconhecido pela excelência no ensino, na formação humana e no estímulo à criatividade e ao pensamento crítico
Fonte: Projeto Político-Pedagógico da EMEF Pedrinhas, Ilha Comprida. 2024. p. 27.
Declaração do Território Educativo Boqueirão Norte
Missão: Tornar-se referência no atendimento das crianças sendo acolhedora, inovadora, ética, transparente e íntegra nas suas ações adotando compromissos com os princípios educacionais de forma ampla e individualizada, assegurando condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los e nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
Visão: Promover educação integral e humanizada respeitando o desenvolvimento de cada criança.
Fonte: Projeto Político-Pedagógico da EMEF Pedrinhas, Ilha Comprida. 2024. p. 22.
Participação da comunidade e ajustes pedagógicos
O diagnóstico contou com a participação ativa de pais, educadores e lideranças locais, que apontaram desafios e necessidades da educação no município. Entre as principais demandas levantadas estavam a melhoria da comunicação entre escola e famílias, a ampliação do transporte escolar e a oferta de atividades no período integral.
A partir dessas informações, as unidades escolares revisaram suas práticas pedagógicas e estruturaram um projeto que integra educação ambiental, cultura regional e desenvolvimento social. Foram planejadas iniciativas como atividades práticas ao ar livre para estimular a consciência ambiental, estudo das profissões e tradições locais, exploração da geografia do território e fortalecimento da integração entre CEIs e escolas, garantindo a continuidade do aprendizado desde a educação infantil.
Educação integral e envolvimento da comunidade
A implementação da educação integral foi impulsionada pela Lei Federal nº 14.640/2023 e pela Meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estabelece a oferta de educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas, atendendo no mínimo 25% dos estudantes da educação básica. Em Ilha Comprida, todas as turmas da unidade escolar passaram a ser atendidas nesse regime, garantindo uma jornada ampliada de sete horas diárias ou 35 horas semanais.
A educação integral vai além do contraturno e propõe um modelo pedagógico que considera as múltiplas dimensões do desenvolvimento dos alunos – física, social, emocional, intelectual e cultural. O território educativo é reconhecido como parte do processo de ensino-aprendizagem, integrando agentes culturais e saberes populares ao conhecimento acadêmico. Inspirada nos princípios de Paulo Freire, a proposta valoriza os saberes de experiência e o mundo vivido pelos estudantes.
A integração entre escola e comunidade foi fundamental para consolidar essa abordagem. O envolvimento extrapolou o espaço escolar, abrangendo organizações locais, agentes culturais e sociais, além do próprio território onde a escola está inserida. O planejamento das atividades seguiu uma intencionalidade clara, garantindo que a oferta pedagógica estivesse alinhada às necessidades da comunidade.
As práticas pedagógicas da jornada ampliada foram organizadas para incluir aprendizagem, convivência, lazer, cultura, esporte e espaços de brincar e descansar, transformando a escola em um ambiente de inclusão, proteção social e desenvolvimento de liderança.
Educação e identidade: resultados da adaptação pedagógica
Com base no diagnóstico realizado, a Secretaria de Educação de Ilha Comprida estabeleceu sua Missão:
“Nossa missão é construir o pensamento de gestão intersetorial, para que possamos atender a todos, respeitando as suas individualidades, fortalecendo suas potencialidades para que suas fragilidades não sejam impedimento para o seu pleno desenvolvimento”. (Secretaria Municipal de Educação de Ilha Comprida. 2024).
Também estabeleceu diretrizes para a elaboração de Planos de Ação das unidades escolares, de maneira a se estabelecer adaptações para tornar as escolas da Rede alinhadas à realidade local:
- A alimentação escolar passou a incluir peixe no cardápio, atendendo a um pedido da comunidade e respeitando os hábitos alimentares da região.
- O material didático, especialmente o utilizado no processo de alfabetização, foi reformulado para incorporar referências culturais e práticas cotidianas dos alunos, incluindo elementos da pesca artesanal, da biodiversidade da Mata Atlântica e do modo de vida das comunidades tradicionais.
- Para atender às necessidades dos extrativistas terrestres, os horários para retirada de uniformes e materiais escolares foram flexibilizados, garantindo maior acesso às famílias. As reuniões de pais e responsáveis também passaram a ser agendadas respeitando as rotinas das comunidades, favorecendo a participação e o engajamento das famílias no ambiente escolar.
Essas iniciativas demonstram como a educação pode ser transformada quando a escola passa a dialogar diretamente com a realidade do território. O diagnóstico foi fundamental para criar uma proposta pedagógica mais inclusiva e eficiente, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecendo o papel da escola como um agente ativo na construção de uma sociedade mais educadora e participativa.
Fontes
Entrevista com Valéria Pontes do Val, então Secretária de Educação de Ilha Comprida. Informações concedidas em 2025.
Projetos Político-Pedagógicos das Unidades de Ensino Fundamental e Educação Infantil do Território Boqueirão Sul. 2024. Disponibilizados pelo Diretor Daniel Gonçalves.
Projeto Político-Pedagógicos da EMEIEF Britânia. Disponibilizado pela Diretora Leila Aparecida de Souza Pacca ao final da formação PPP Vivo. 2024.
Palestra do Diretor da EM Pedrinhas, Daniel Gonçalvez, durante o I Fórum de Conselhos Escolares de Ilha Comprida. Dezembro de 2024.Projeto Político-Pedagógico Vivo: Ilha Comprida. 2023. Disponível em: https://www.cocreareconsultoria.com.br/projetos-cocreare/projeto-político-pedagógico-vivo-ilha-comprida. Acesso em: 20 jan. 2025.