O projeto do Ipcic selecionado pelo CAU, na modalidade patrimônio está produzindo uma exposição concebida a partir de uma pesquisa anteriormente realizada
Com a participação de arquitetas de Ribeirão Preto, Campinas e São
Paulo, o projeto do Ipcic selecionado pelo CAU, na modalidade patrimônio está produzindo uma exposição concebida a partir de uma pesquisa anteriormente realizada. O Material vai circulr pelas três cidades.
Exposição Itinerante – Tesouros Arquitetônicos: São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto
Este projeto celebra a herança arquitetônica e paisagística das cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto, apoiado pelo CAU-SP – Chamamento Público nº 004/2024 – PAT Cultural. A exposição convida o público a explorar, por meio de mapas e roteiros, os tesouros que marcam a identidade histórica dessas localidades.
Os inventários realizados pelo Grupo de Pesquisa em Arqueologia da Paisagem revelam edificações e paisagens de profundo valor histórico e cultural, tendo como objetivo divulgar este patrimônio e orientar a formulação de políticas públicas, além de incentivar redes de preservação da memória coletiva.
A parceria entre a universidade e instituições públicas fomenta a disseminação de material técnico e atividades culturais, como palestras, exposições e passeios guiados, conectando a sociedade à riqueza histórica oculta nas camadas das cidades. Esta iniciativa, inspirada em metodologias internacionais, como as do Centre de Recherche en Géographie et Aménagement (CRGA) da Université Jean Moulin Lyon III, fortalece as ações do CAU-SP para a salvaguarda do patrimônio.
Diante da crescente verticalização e perda de edifícios históricos causada por mudanças legislativas, o projeto propõe mitigar esses impactos ao oferecer bases de dados acessíveis e georreferenciadas. Assim, promove a conscientização e o desenvolvimento de políticas para proteger os conjuntos arquitetônicos e paisagísticos, incentivando práticas de zeladoria compartilhada e preservação urbana.