Banco de experiências

Cooperar, colaborar e compartilhar. Esta é a proposta do banco de experiências do Portal C: criar um espaço de trocas e aprendizado coletivo. 

 

A cooperação é um dos princípios da implementação das políticas sociais no Brasil, previsto na Constituição Federal, de 1988. Ele norteia a colaboração entre a União, Estados e Municípios, a construção de ações intersetoriais entre órgãos governamentais e, principalmente, a atuação conjunta entre o Estado, seus representantes políticos e a população, com foco na implementação dos direitos sociais. Nesse caminho o Ipcic assume o seu papel como agente incentivador deste princípio, criando um banco de práticas exitosas realizadas pela gestão pública e pela sociedade civil, que tenham foco na consolidação na implementação programas, projetos e ações cujo objetivo é melhorar o bem-estar da população.

As práticas difundidas pelo Banco de Experiências do Porta C resultam de observações realizadas pelo Ipcic, de premiações em qualidade de gestão, que constam em outros bancos de dados como, também, experiências enviadas por pesquisadores e gestores públicos de municípios brasileiros, que passaram por avaliação prévia pela Comissão do Instituto.

 

Acesse as muitas experiências já mapeadas pelo Ipcic:

 

  1. Práticas exitosas da Fundação João Mangabeira:

https://www.fjmangabeira.org.br/estante/e-psb-40-politicas-publicas-municipais/

 

  1. Resultado de um projeto de formação, registramos práticas interessantes no livro Patrimônio Cultural na Cidades Criativa

https://portalc.com.br/o-patrimonio-cultural-na-cidade/

 

  1. O projeto Ligados pela história vem destacando as referências identitárias das 34 cidades que compõe a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Vale acessar para conhecer experiências únicas.

 

https://portalc.com.br/ligados-pela-historiua/