Anualmente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU) realiza editais com temáticas específicas. Em 2024 o Ipcic, com a coordenação da arquiteta Ana Carolina Gleria Lima venceu dois chamamentos, o CAU Educa e o CAU PAT. O primeiro selecionou projetos educativos e o segundo na área de preservação do patrimônio. As duas iniciativas já estão sendo realizadas.
O projeto intitulado ‘Arqueologia da Paisagem Urbana: inventário e mapeamento para políticas públicas’, acontecerá em três cidades: São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. A iniciativa foi pensada para difundir o trabalho acadêmico de três arquitetas. Com exposições programadas nas três localidades, em São Paulo, o destaque é para a tese de livre docência da arquiteta, professora Beatriz Bueno. Em Campinas, a base do projeto é o livro recém lançado da arquiteta Maria Rita Amoroso: Cultura e Turismo – Arqueologia de uma paisagem. Em Ribeirão Preto o material refletirá o relatório inicial do pós-doutorado da arquiteta Ana Carolina Gleria Lima, membro do Ipcic. Além da exposição será elaborado um mapa com destaque para o patrimônio e sua relação com a arqueologia da paisagem.
O Projeto CAU Educa está sendo realizado em Ribeirão Preto com a publicação de uma obra, atividades de formação com professores e ações educativas em algumas escolas.
Vencer esses dois editais foi muito importante para o Ipcic, ‘com eles garantimos ações que fortalecem as formações identitárias das cidades, uma pauta sempre presente na trajetória de 12 anos do instituto’, explica Adriana Silva, coordenadora de projetos do Ipcic.

